terça-feira, 19 de outubro de 2010

Família Estruturada em Jesus



“ FAMÍLIA ESTRUTURADA EM JESUS “


LEITURA INTRODUTÓRIA: Gênisis 2. 18-25

18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. 22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Nessa passagem vemos que o Senhor ao perceber que o homem andava só, forma a mulher a partir de uma costela de Adão. É importante perceber que Deus não tirou a costela do pé de Adão, para que a mulher não ficasse abaixo do homem, nem tirou da cabeça para que ela não esteja acima dele. Vemos ai a formação da 1ª família planejada por Deus.
O que seria um casamento? Ou uma só carne vs.24??

DEFINIÇÕES DE FAMILIA

• A família é uma economia sócia comportamental ideal. Não existe outra que se possa comparar, ou seja, ela é a origem de tudo o que se possa pensar sobre relacionamento inter-pessoal.
• Tudo começa a partir da família. No caso da família cristã, sua função é desenvolver as virtudes do homem em sua tríplice dimensão: cultural, espiritual e material.
• Deus criou a família com propósitos bem claros, procriação, recreação, unificação e glorificação. Quando a família vive para cumprir os propósitos de Deus, ela se torna o lugar da manifestação da sua glória. Isso nos ajuda a compreender o porque a presença de Deus na família é imprescindível.

Quando fiquei sabendo do tema que foi proposto “ Família estruturada em Jesus”, logo pensei na comparação com uma construção de uma casa. Desde o terreno ate a casa pronta. Vamos lá.

1. terreno ( Mateus 7.24)

Para se construir uma casa firme é preciso um terreno de boa qualidade. Uma família que é construída no bom terreno que e Jesus, e a família prudente que tem os princípios bíblicos e que os pratica.

2. colunas ( Eféseos 5.22-33 / 6.1-4)

1ª coluna: homem (desta tira o nível para as outras colunasl)
O homem é a cabeça, e sendo o cabeça Deus propõe alguns alvos para os maridos de acordo com o versículo 25 em que Deus demonstra o seu amor sem pedir nada em troca.
O marido deve compreender que uma das necessidades básica da esposa e sentir-se que tem importância (sentir-se amada)
O marido deve dar as opiniões da esposa o mesmo valor que da as suas
O marido deve valorizar os pontos positivos da personalidade da esposa

2ª colona: mulher (Provérbios 14.1)
Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos.Uma esposa tem um papel muito desafiador no plano de Deus. Ela tem que complementar seu esposo como uma auxiliar submissa, que partilha com ele as experiências da vida.
A esposa deve aprender a confiar nas decisões tomadas pelo marido;
A esposa deve reconhecer e valorizar as boas qualidades do marido;
A esposa deve cultivar nos filhos a lealdade para com o pai.

3ª colona: filhos ( 6.1-4)
Deus também definiu o papel dos filhos. Paulo revelou em Efésios 6:1-2 que os filhos deverão:
1. Obedecer a seus pais. Deus colocou os pais nesta posição de autoridade e os filhos têm que respeitá-los. Muitas pessoas consideram a rebeldia de uma criança como uma parte comum e esperada do "crescimento", mas Deus condena a desobediência.
2. Honrar seus pais. Os pais que sustentam, instruem e preparam seus filhos devem ser honrados.
3 Paredes ( unidade da família)
As paredes representam a união das colunas, ou seja, o “dar as mãos” dos membros de uma família. Hoje em dia vemos muitas famílias sendo destruídas por falta de união, rachadura nas paredes. Exemplo: lado financeiro.
4 Portas e Janelas
Portas: significa o que entra no nosso lar. O que ta entrando no seu lar, coisas que edificam ou coisas que destroem? Ex. TV, costumes mundanos.
Janelas: significa o que as pessoas de fora vêem dentro da sua casa. Elas estão fechadas com medo de que o mundo veja as coisas erradas do seu lar, ou estão sempre abertas para que a sua casa seja um referencial de Cristo???
5 Teto ( Jesus)
O teto representa a proteção de uma casa, e sabemos que o nosso protetor é Jesus
Porem se não cremos que Ele e o nosso guardião teremos um teto frágil como o vidro que apenas uma pedrinha enviada pelo inimigo fará um grande estrago na nossa casa.
Conclusão
Manutenção
No dia dia a nossa casa esta sujeita as tempestades, as ventanias, as infiltrações e rachaduras (lutas e provações), porem para que nada disso abale a estrutura do nosso lar e preciso que haja sempre uma manutenção. E como seria feito isso???Oração, jejum, cultos domésticos, etc.
Mas se a sua casa, se encontra com a estrutura abalada, com as paredes rachadas ou com alguma coluna comprometida, fique sabendo que Jesus que é o pedreiro dos pedreiros, hoje, bate a sua porta para reparar o que estar danificado no seu lar.

Gloria Deus!!!!!

Um comentário:

  1. What makes money from betting on sports? | WorkToPay
    As we can หาเงินออนไลน์ see from the example above, there are two ways to do this: betting on horse racing, or betting on boxing. While there are some bets that you can

    ResponderExcluir